Para a Doutora Lou Atkinson, instrutora mestre de ciclismo indoor e psicóloga da saúde, a menopausa e perimenopausa são temas que unem as duas áreas da sua experiência profissional, e que frequentemente devem ser discutidas com instrutores de bike indoor e proprietários de estúdios.
Para Atkinson, apoiar comportamentos saudáveis, ajudando as mulheres a se manterem ativas durante essa fase da vida envolve dois aspectos importantes. O primeiro é fisiológico: como o bike indoor pode ser afetado pelos sintomas da perimenopausa (período de transição entre a idade fértil e a menopausa), e vice-versa. O segundo é operacional: como estúdios e treinadores podem tornar as aulas de bike indoor acessíveis para esse público.
Em relação ao primeiro ponto, com o corpo perdendo colágeno e massa muscular durante a menopausa, o bike indoor é uma ótima opção por ser uma atividade de baixo impacto. O exercício cardiovascular também melhora o humor, e o bike indoor é especialmente eficaz nesse aspecto, pois envolve um ambiente social, geralmente acompanhado de música e uma atmosfera animada. Isso é significativo, já que muitas mulheres enfrentam baixa autoestima, ansiedade, depressão e estresse durante a perimenopausa e a menopausa.
Por outro lado, há alguns desafios. Dores articulares podem dificultar a prática do bike indoor para algumas mulheres, e questões geniturinárias podem tornar o uso do banco da bike desconfortável. Além disso, como essa atividade aumenta a temperatura corporal, pode ser desconfortável para quem já sofre com ondas de calor.
Ainda segundo Doutora Lou Atkinson, existem algumas evidências de que o exercício pode ajudar a controlar as ondas de calor, também conhecidas como fogachos, ao longo do tempo, embora, como de costume na saúde da mulher, ainda seja uma área pouco estudada.
O ponto chave no bike indoor é que você tem total controle sobre seu treino. Se estiver lidando com dores nas articulações, fadiga ou distúrbios do sono, você pode ajustar a intensidade sem deixar de participar da aula e da experiência coletiva.
Além disso, o treino de força é essencial para esse grupo. Recomenda-se incluir sessões de musculação na rotina, combinadas com o ciclismo indoor – cerca de 25 a 30 minutos de treino de força após a aula de bike. Essa abordagem integrada permite que as mulheres aproveitem todos os benefícios das atividades físicas de forma equilibrada e completa.
Artigo traduzido e adaptado.
Fonte.